Big Linux - Sistema Operacional Pratico e Facil

|

Todos os usuários da Distribuição Big Linux sabem que o mesmo é uma solução completa em informática com foco principal no uso em Desktops, unindo praticidade, segurança, estabilidade e beleza. Foi a única Distribuição já vir com o Desktop 3-D habilitado por padrão.

Mas como a mesma surgiu? o quê impulsionou o projeto? é baseado aonde? em qual distribuição? quantas pessoas a usam?



Quem é o criador do Big Linux?

-Bruno Gonçalves Araujo, nascido em 8 de abril de 1986 em Brasília DF.

-Formado em Gestão em Tecnologia da Informação

O que é o BIG? de grande ou alguma abreviação?

Em 1999 Bruno começou a interessar em criar sites, em 2000 resolveu que faria um site de busca, sua primeira versão foi feita em CGI/Perl com base de dados em modo texto, nesse início foi usado o nome de Tutatis, um deus dos gauleses, em 2001 e algumas versões depois queria tornar o site mais popular, o melhor nome livre para registro encontrado foi www.bigbusca.com.br, com isso passaram a chama-lo de Big Bruno, que passa o dia no Big PC, que criou o Big Linux... Tudo Big.

Justamente esse site www.bigbusca.com.br me levou em 2003 a conhecer melhor o Linux, pois já notava a superioridade desse sistema como servidor, decidi montar um cluster de banco de dados para esse site, alguns meses de testes e chegou a ter alguns resultados, na prática precisaria de tantos servidores em Cluster que não valeria o custo.

O que há de novo na versão 4? novidades, novos programas, designer, modificações de nomes já existentes - tipo, mudou o nome do painel big para XXX?

A versão 4.0 já se destaca na hora de ligar o sistema, a difícil escolha de um design que agrade a todos nos levou a criar um sistema com 8 designs a serem escolhidos antes de entrar no sistema, isso é feito com apenas 2 cliques do usuário, um sistema chamado de Big-Desktop criado pelo usuário Paulo Lunimare e já existente no 3.0 foi incrivelmente aprimorado, tornando muito simples a customização do desktop, inclusive com opção de salvar e enviar para outros computadores com Big Linux o seu tema.

O Painel Big virou Menu Big, isso o tornou muito mais ágil.

A parte de detecção de Hardware sempre foi um ponto forte do Big Linux e agora está ainda melhor, detectando automaticamente até impressoras USB.

A parte de rede está ainda mais simplificada com o uso do KNetwork-Manager.

O desempenho do sistema está ainda melhor com o uso do Kernel 2.6.24.16 que utiliza um novo sistema de prioridades e está otimizado para processadores i686.

Entre diversas outras novidades que podem ser conferidas no site no site juntamente com o lançamento da versao 4.0 (em 26/05/2008).

Como colaborar com o projeto? doações, contribuições com códigos, papéis de parede

Por enquanto a melhor forma de contribuir é pelo fórum, poste como pode ajudar na sessão desejada que iremos fazer o possível para aproveitar suas contribuições.


Tamanho aproximado: 700MB
Este programa é Freeware => Download Aqui

Instruções de gravação do CD=> Aqui
Fonte e Créditos: Big Linux

0 comentários: